sexta-feira, 18 de janeiro de 2008

Timbalada! Sempre Timbalada...


“Timbalando vai, timbalando vem.Tim eu quero ser seu bem...”

Foi no ano de 1992, quando o Candeal era um bairro não muito habitado, que um cara chamado Carlinhos Brown, imaginou todo mundo se movimentando em volta da música e botou a mão na massa. Este é o iní­cio da longa historia timbaleira.É bem da verdade, não se tinha lá muita infra-estrutura; mas pra iniciar, era preciso ter garra e liderança, o que não faltava a Brown.

Tudo o que ele queria era levar a galera do Candeal pra uma vida melhor, mais entranhada naquela parte da sociedade que tem vez. E assim, ele fez ensaio todo sábado, fez todo mundo virar timbaleiro! Na busca pela perfeição, todos juntos, lutando contra a marginalização!Eles eram tão reconhecidamente bons que ninguém queria perder os ensaios. E como acontece com tudo o que é bom, os outros começaram a reparar. Não é que a banda foi convidada para a gravação do CD de Sergio Mendes? E voltou com a semente do Grammy de 1992, pronta pra dar mais oxigênio aos ares do Candeal.

Virou festa de largo. Para os turistas, festa de praça. Foi de dentro da Vai Quem Vem, o primeiro grupo, que surgiu esse outro projeto musical, a Banda Timbalada... Todo mundo farejando um provável futuro fenômeno da música baiana. E a percussão abrindo espaço nos ouvidos do mundo.E como a Timbalada já tinha um trabalho social muito antes da fama, seria até natural apoiar um projeto que resolvesse as questões sociais da área. Por isso que a Associação Pracatum e a banda Timbalada tem tudo a ver e andam sempre de mãos dadas.

A Timba, como são carinhosamente chamada por seus fãs, começou com 40 músicos. Mas, como tudo se transforma, hoje sua música está se tornando popular brasileira e os integrantes são 19. Alguns deles são timbaleiros desde o iní­cio. Com a mesma energia. E é essa energia, (positiva, diga-se de passagem) que eleva a banda Timbalada ao patamar de respeito e reconhecimento em que ela se encontra hoje.Não é a toa que, em 2005, mais de 1 milhão de pessoas prestigiaram a banda no primeiro carnaval de Madrid. E não parou por aí­, já aconteceram shows em Amsterdam e até no Japão, sem contar a apresentação no Festival de Montreal, no Canadá. O mundo todo reconhece a originalidade musical desta que já é uma das maiores bandas do Brasil. Se alguém aí­ está pensando em curtição, a Timbalada é estação obrigatória!
Cada timbaleiro participa da construção dessa história, e eu, sou um deles!
Um brinde a Timbalada que esteve ontem no Cabofolia e aos meus amigos da banda com quem estive até a hora do embarque no aeroporto hoje pela manhã.

Ev, Zão, Tata, Pizza, Todooosssss..... Adóro a musicalidádi di vócês!


“Queria porque queria era ficar na Timbalada”

Na foto, show de 2004 no Píer Mauá. Minha aquisição oficial de amor pela banda e seus músicos (Incluo o saudoso Mestre Ninha! SAUDADEEEE)
Beijokas de nega timbaleira com tinta branca pelo corpo e coração nos Guetos,

Luka“Ô timbaleira...”

Um comentário:

Carlos disse...

oi, gata!! quanto tempo...estou morrendo de saudades!!

abri um blog também...será que a moda volta? puts!

enfim...beijao-e-marca-uma-cerveja